Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Design & Desenvolvimento: A Habilidade (Destruição dos Paladinos)

Ir para baixo

Design & Desenvolvimento: A Habilidade (Destruição dos Paladinos) Empty Design & Desenvolvimento: A Habilidade (Destruição dos Paladinos)

Mensagem  Brunão 12/06/08, 10:27 am

Design & Desenvolvimento: A Habilidade
Destruição dos Paladinos

Escrito por Stephen Radney-MacFarland
Traduzido por Marcelo “Will” Stefani


Destruição — muito antes do ano 900 da Era Cristã, essa palavra ou outras bem similares do inglês arcaico e intermediário significava “ação que deixará uma marca”. Nas duas primeiras edições de Dungeons & Dragons, “destruir” era somente uma palavra interessante usada pelos jogadores durante um confronto.

Durante meus anos de formação em jogos e sistemas, um jogador da minha campanha chamado Erol costumava batizar as magias curar ferimentos invertidas de seu paladino halfling de “destruição”. Na verdade, ele era apenas um guerreiro/clérigo pós Unearthed Arcana, mas ele considerava o personagem como um paladino — eu não era perspicaz o suficiente para simplesmente deixá-lo jogar com um paladino.

Eu acho que ele gostava de bradar “Eu destruo a besta impura!” com aquele tom de voz infantil e irritante que usava para interpretar Sir Lore. Sim, era o próprio nome de Erol pronunciado ao contrário, no verdadeiro estilo Gygax.

Com o lançamento da 3ª Edição, os sonhos insanos de Erol se tornaram realidade. Não apenas os halflings podiam ser paladinos legítimos, mas “destruir” se tornou uma parte oficial das habilidades da classe. Claro, era uma vez por dia. Sim, nem sempre era tão bom quanto ele esperava, mas “destruir” fora promovido de um verbo para uma regra no sistema.

Na 4ª Edição, a habilidade “destruir” de D&D definitivamente atinge seu potencial. Agora, ela abrange um sub-conjunto de poderes renováveis (leia-se, recarregáveis a cada encontro) do paladino, e permite que o herói desfira um golpe poderoso com sua arma predileta, além de descarregar um efeito divino (em ambos os sentidos da palavra) nos inimigos e aliados. Como um campeão divino, muitas das habilidades de destruição do paladino envolvem castigar severamente os alvos que ele considera anátemas e ao mesmo tempo assegurar que os adversários terão mais dificuldades para ferir seus aliados.


Vamos analisar, como exemplo, a destruição de salvaguarda:

Destruição de Salvaguarda
Paladino 1
Encontro • Arma
Ação Padrão
Arma: Branca
Alvo: Uma criatura
Ataque: Carisma contra CA
Sucesso: 2x [arma] + Car.
Sucesso ou Fracasso: Um aliado num raio de 5 quadrados recebe um bônus na CA equivalente ao modificador de Sabedoria do paladino até o final da sua próxima ação.

Essa habilidade de destruição básica, de níveis iniciais, inclui tudo que um paladino em desenvolvimento precisa para cumprir sua função e infligir algum dano. A destruição de salvaguarda é um ataque de Carisma contra a Classe de Armadura do alvo que causa o dobro do dano básico da arma, mais o modificador de Carisma do usuário (os paladinos têm muita força em sua personalidade, afinal), e ainda garante um bônus imediato para um aliado em uma situação arriscada — inclusive o próprio paladino, se necessário. Prontinho — o primeiro ataque de destruir: simples, útil e divertido.


Conforme o paladino avança como um defensor de sua fé, a “destruição”, assim como todas as suas outras habilidades, progride em força e utilidade. Mas ao contrário de seu primo defensor, o guerreiro, um paladino é muito mais do que um combatente que enfrenta os adversários e assegura que os inimigos se concentrem (ou queiram se concentrar) nele. Os paladinos sempre tiveram acesso a algum método para curar ferimentos e a variante da 4ª edição não é diferente. Embora esse lampejo da função do líder apareça de diversas formas na função de defensor do paladino, um dos métodos mais ativos e interessantes usados pelos paladinos para auxiliar seus companheiros durante um combate será nosso segundo exemplo da habilidade destruição:

Destruição de Renovação
Paladino 13
Encontro • Cura, Arma
Ação Padrão
Arma: Branca
Alvo: Uma criatura
Ataque: Carisma contra CA
Sucesso: 2x [arma] + Car pontos de dano e um aliado num raio de 5 quadrados recupera 10 + modificador de Sabedoria em pontos de vida.

Sem dúvida, é possível distinguir o padrão entre essas duas destruições. Elas convergem uma quantidade razoável de dano (determinada pelo nível, mas não necessariamente aumentando o número de dados) enquanto oferecem a um aliado um bônus bastante apreciado nos seus pontos de vida nos momentos mais adequados. Os paladinos mais egoístas, normalmente a serviço de deuses auto-centrados ou apenas o mesquinho esporádico que venera Pelor, serão capazes de curar-se usando o golpe, uma vez que um personagem é considerado um aliado, a menos que os efeitos do poder especifiquem o contrário.


Vamos analisar as destruições que estarão disponíveis acima do 20º nível. A destruição de restrição é outra variante da destruição defensiva — e como seu nível elevado exige, permite que o defensor atue com mais eficiência e de forma mais poderosa do que ocorre com a destruição de salvaguarda.

Destruição de Restrição
Paladino 27
Encotro • Arma
Ação Padrão
Arma: Branca
Alvo: Uma criatura
Ataque: Carisma contra Vontade
Sucesso: 2x [arma] + Sabedoria, pontos de dano e o alvo não terá linha de efeito contra qualquer alvo, exceto o paladino, até o final do seu próximo turno.

Nessa destruição, temos um exemplo do aumento do poderio do efeito conforme os níveis do paladino avançam, ainda que os valores de base continuem similares se não considerarmos os bônus de precisão e dano que o acúmulo de níveis (e armas melhores) fornece isoladamente. A habilidade simplesmente… bem, melhora. Afinal, é uma habilidade épica, então ela precisa ser muito boa, e você não precisa estar com os livros da 4ª Edição abertos na sua frente para perceber que anular a linha de efeito é uma excelente manobra. Quando estiverem enfrentando um balor, dragões azuis antigos e lacaios da aflição, seria melhor que seus poderes funcionassem — esses vilões não estão de brincadeira!


Terminamos: eis uma pequena amostra das modificações que faremos na habilidade de destruição dos paladinos na 4ª Edição. Embora eu tenha perdido contato com Erol com o passar dos anos, espero que ele apareça nesse verão, em algum lugar, Sir Lore regressará — um halfling com uma voz irritante, gritando, “Eu te destruirei, criatura ímpia e perversa”. Eu imagino que seu Mestre simplesmente irá se assustar e suspirar, do mesmo jeito que eu fazia anos atrás.



fonte:Devir
Brunão
Brunão
Administrador

Número de Mensagens : 148
Idade : 42
Localização : Na pqp!
Regras :
Design & Desenvolvimento: A Habilidade (Destruição dos Paladinos) Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Design & Desenvolvimento: A Habilidade (Destruição dos Paladinos) Right_bar_bleue

Data de inscrição : 11/06/2008

https://rpgabv.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos