Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Design & Desenvolvimento: Fontes de Poder

Ir para baixo

Design & Desenvolvimento: Fontes de Poder Empty Design & Desenvolvimento: Fontes de Poder

Mensagem  Brunão 16/06/08, 01:27 pm

Design & Desenvolvimento: Fontes de Poder
Fonte de Poder: Fonte de Poder Marcial

Escrito por Mike Mearls
Traduzido por Douglas Ricardo Guimarães
Arte de David Griffith


As fontes de poder são uma parte essencial da 4ª Edição. Elas respondem à pergunta: “Como os personagens são capazes de fazer o que fazem?” Os magos evocam a energia arcana. Os paladinos e clérigos clamam pelo poder dos deuses. Para essas classes, a resposta é evidente. Contudo, apresente a mesma pergunta em relação a um guerreiro ou um ladino e a resposta será mais difícil de obter. O que distingue o guerreiro que marcha em direção ao covil do dragão do miliciano do vilarejo local? Em um mundo de deuses poderosos e magias sem limites, o que define a linha que separa uma pessoa comum brandindo uma espada e um guerreiro?

Na 4ª Edição, a fonte do poderio marcial fornece a resposta. Algumas pessoas, por meio de um treinamento intenso, dedicação ou a velha e simples resistência, se erguem acima do restante do povo. O guerreiro é capaz de adentrar o covil do dragão devido ao seu nobre sendo de dever ou uma determinação quase egoísta de afirmar que é mais poderoso do que um mero lagarto alado. Ele não possui a habilidade de controlar a magia arcana ou a devoção necessária para canalizar o poder dos deuses. Em vez disso, ele desenvolveu resistência, auto-disciplina e um domínio supremo de suas habilidades de combate. Os demais personagens desejam a maestria sobre as energias de outros planos ou entidades. O personagem marcial deseja dominar seu próprio potencial — e convertê-lo em uma supremacia absoluta de um estilo de combate.

Um personagem marcial é muito similar a um atleta de nível mundial. Um corredor olímpico não possui quaisquer músculos especiais ou habilidades sobrenaturais. Usando uma mistura de talento inato e dedicação superior, o atleta se esforça para alcançar velocidades que nenhum outro ser humano consegue superar. Da mesma forma, um guerreiro busca uma habilidade com armas e armaduras que está muito além das capacidades de uma pessoa comum. Assim como um atleta treinado, um guerreiro retira sua energia de sua intensa dedicação, seu treinamento incansável e sua concentração absoluta. O potencial não é o bastante, assim como no mundo dos esportes, onde existem diversas pessoas talentosas que não conseguem se superar, e também indivíduos com limitações físicas que utilizam uma combinação de dedicação e astúcia para superar seus adversários. Um personagem marcial retira sua força do próprio interior.

Para os fins de descrição e ambientação, a analogia guerreiro/atleta guiou muitas decisões sobre os métodos usados pelos personagens marciais para superarem seus limites. Nos níveis mais baixos, eles possuem habilidades impressionantes, mas que não ameaçam os limites do que é ou não é possível. Apenas nos níveis superiores veremos esses combatentes realizando ações realmente impossíveis de agilidade e força, proezas existentes somente na ficção.


As armas e a forma como os guerreiros as utilizam fornecem um plano inicial para seu desenvolvimento. Um alarbadeiro treinado é capaz de cortar um inimigo com a lâmina da arma e girá-la para esmagar um segundo alvo com a haste. Um guerreiro com uma espada longa pode desarmar seu adversário com uma torção do pulso, enquanto um combatente furioso com seu machado consegue atravessar escudos, armaduras e ossos. O design das manobras de um guerreiro se resume a analisar as armas, descobrir como ele seria capaz de usá-la e decidir quais efeitos especiais seriam perfeitos para a arma e úteis para a classe. Consulte a coluna de Design & Desenvolvimento para obter mais informações sobre esse conceito.

Os ladinos têm uma relação similar com suas perícias. Um ladino ágil se arremessa no ar para superar um ogro com uma acrobacia, enquanto um indivíduo carismático engana seu oponente para desviar a atenção logo antes de desferir um golpe mortífero com sua adaga. Assim como os guerreiros executam mais manobras com suas armas do que qualquer outro personagem, os ladinos exigem o máximo de suas perícias, elevando-as além dos limites que restringem os demais personagens.

A fonte de poder marcial envolve utilizar recursos e habilidades que possuem limites claros para as outras classes e ultrapassar esses limites através da concentração, do treinamento e das perícias.
Brunão
Brunão
Administrador

Número de Mensagens : 148
Idade : 42
Localização : Na pqp!
Regras :
Design & Desenvolvimento: Fontes de Poder Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Design & Desenvolvimento: Fontes de Poder Right_bar_bleue

Data de inscrição : 11/06/2008

https://rpgabv.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos